A Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Energia, FP, Isália Dimene, integrou hoje em Maputo um painel de discussão sobre o papel das mulheres e a acção climática em Moçambique, inserido nas comemorações do mês da mulher.
O painel, subordinado ao tema “Empoderamento Feminino na Acção Climática: Rumo a um Futuro Sustentável” é parte das várias actividades comemorativas do mês da mulher que, no contexto moçambicano vão de 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) a 07 de Abril (Dia da Mulher Moçambicana).
Na sua intervenção, apontou os benefícios que as diversas formas de intervenção do FUNAE, FP têm estado a gerar na vida das comunidades e, por conseguinte, a contribuir para a transição energética que país está a concretizar.
A título de exemplo, apontou os benefícios em escala às comunidades na sequência da electrificação através das mini-redes, desde a melhoria no acesso aos cuidados de saúde, acesso à água potável entre outros ganhos.
O acesso aos ganhos, segundo a PCA, coloca o desafio de criar capacidades que para a mulher possa capitalizar a energia em seu proveito.
O painel contou igualmente com a participação de Guilhermina Amurane, Directora Nacional do Ambiente no Ministério da Terra e Ambiente; Nelma Araujo, Directora Nacional Adjunta de Prevenção e Mitigação – INGD e Tatina Marrufo, Chefe de Repartição do Secretariado Técnico do Observatório Nacional de Saúde – INS.