Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projectos Executados

Energia Renovável em Moçambique: O Atlas de Recursos Naturais

Ao longo de 2 anos, foram estudados de forma exaustiva ao longo de todo o território nacional os recursos hídrico, eólico, solar, biomassa/RSU, geotérmico e marítimo. Para além da avaliação e caracterização do potencial para a produção de energia eléctrica de cada um dos recursos foram  identificados e estudados ao nível da pré-viabilidade técnica e económica várias centenas de projectos.

Um atlas não é apenas uma coleção de mapas, é uma narrativa, uma maneira de explorar e entender as complexidades de um lugar e suas histórias.

Rebecca Solnit

O Atlas de Pesquisas em Moçambique

O estudo de suporte ao Atlas decorreu entre 2011 e 2013 tendo envolvido múltiplas equipas técnicas e meios nacionais e internacionais:

Foi realizada a maior campanha de medição dos recursos eólico e solar para desenvolvimento de projectos renováveis alguma vez realizada no continente africano, com 35 estações meteorológicas instaladas ao longo de todo o país;
Foi realizado o mais completo e abrangente estudo hidrológico alguma vez realizado em Moçambique com a análise e validação de 1.400 postos udométricos e 700 estações hidrométricas, tendo sido elaborado o primeiro mapa de escoamento do território moçambicano;
Foram realizados, pela primeira vez, estudos geofísicos de gravimetria e magneto-telúrica, em várias centenas de estações, na proximidade de fontes termais que apresentam temperaturas elevadas e indicadores geoquímicos positivos para ocorrências geotérmicas;
Para 10.000 aldeias foram realizadas análises de alternativas de electrificação rural, com vista a apoiar a definição de políticas para o off-grid em Moçambique.

Projectos e áreas de actuação

Sistemas de Bombeamento de Água

Os projectos de instalação de sistemas de bombeamento de água, no FUNAE, iniciaram em 2006 com o objectivo de contribuir para o acesso à água potável para uso doméstico e irrigação. Ao longo dos seus 20 anos, o FUNAE instalou três (03) sistemas com base em Aerobombas nas províncias de Gaza e Inhambane e 60 com sistemas fotovoltaicos nas províncias de Gaza, Inhambane, Sofala Manica e Zambézia.

Postos de Abastecimento de Combustíveis

Os projectos de Postos de Abastecimento de Combustíveis (PAC's) no FUNAE, iniciaram em 2007 com a introdução, pelo Governo, do Programa “Incentivo Geográfico” definido por Lei como “apoio financeiro concedido para o desenvolvimento de um projecto de expansão do acesso aos combustíveis líquidos”. Cada PAC ocupa uma área de cerca de 900 m², com três tanques de combustíveis, sendo 10 mil litros de gasolina, 10 mil litros de gasóleo e 5 mil de petróleo de iluminação.

Centrais Fotovolaicas

Foi concluído em 2013 a construção de três (03) centrais fotovoltáicas nas sedes dos distritos de Mavago (550kW), Mecula (350kW) e Muembe (400kW), incluindo as redes de média e baixa tensão na província do Niassa. Estas centrais permitiram o incremento da capacidade total instalada pelo FUNAE em mais 1.3 MW.O projecto foi orçado em USD 35 Milhões.O projecto contribuiu para a melhoria no acesso a energia, através da electrificação de infra-estruturas públicas, residências, estabelecimentos comerciais e iluminação pública, tendo actualmente 1.764 ligações, das quais 538 em Muembe, 704 em Mavago.