Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FUNAE, FP com enfoque nos Postos Administrativos

Maputo, 03 Maio (FUNAE) – Aumentar o acesso à energia para mais moçambicanos através da electrificação de mais Postos Administrativos está entre as prioridades e metas do Fundo de Energia (FUNAE, FP), durante até ao fim do quinquénio.

A determinação foi expressa hoje em Maputo no painel de debates subordinado ao acesso à energia, cujo tema foi “Alcançar Acesso Universal: Energias Renováveis que Alimentam Taxas de Electrificação Nacional mais Elevadas”, inserido nos trabalhos da 10ª Conferência e Exposição de Energia e Mineração de Moçambique.

No evento anual de dois dias, o FUNAE foi representado pela Directora da Divisão de Electrificação, Arcádia Nhantumbo, que durante a sua intervenção descreveu os passos que a instituição está a dar com vista a materialização desse objectivo.

“Existem oportunidades para a participação do sector privado tanto como fornecedor de materiais e equipamentos quanto nas obras de empreitada em projectos de electrificação das sedes de postos administrativos”, disse Nhantumbo.

Segundo a nossa fonte, o FUNAE está igualmente a estruturar a facilidade de financiamento com vista a promover o uso de sistemas solares residenciais e soluções limpas de cozinha, actividade cujo sector privado tem um papel muito importante a desempenhar.

No mesmo painel também estiveram a Directora Nacional de Energia no Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREM) e a Directora de Energias Renováveis na Electricidade de Moçambique (EDM), Olga Utchavo, que abordaram as prioridades das respectivas instituições.

Kudakwashe Ndhlukula, Director Executivo do Centro da SADC para Energias Renováveis, instou aos intervenientes do sector, nomeadamente Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREM), FUNAE, FP e a EDM, mas também ao sector privado no sentido de aumentarem o investimento com vista a tirar maior proveito do enorme potencial e, por conseguinte, garantir a segurança energética na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes