Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nyusi inaugura Central Fotovoltaica de Mahel

Mahel (Moçambique), 10 Maio (FUNAE, FP) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a Central Fotovoltaica de Mahel, distrito de Magude, na província de Maputo, acto inserido no quadro de esforços do governo visando aumentar o acesso à energia para mais moçambicanos.

Trata-se de um empreendimento inteiramente financiado pelo Orçamento do Estado com capacidade de gerar 100 kWp, armazenar 640 kWh, assim como produzir anualmente 182,50 MWh.

À sua rede, com uma extensão de 12.3 quilómetros, foram efectuadas 132 ligações dentre as quais o edifício do Posto Administrativo; uma escola; um centro de saúde; sete estabelecimentos comerciais; 117 residências entre outros beneficiários. A rede de Mahel está igualmente conectada a 109 candeeiros (88 ligados à rede) e o remanescente são autónomos.

Discursando na ocasião, Filipe Nyusi disse que o aumento da disponibilidade da energia, com qualidade, em Mahel, constitui um factor dinamizador do desenvolvimento do económico daquela parcela do território da província.

“Estamos a dar sentido à vida face ao crescimento da população de Mahel e o impacto é visível no quotidiano residentes deste posto”, disse Nyusi, apontando que a conexão vai aliviar os custos nas deslocações dos residentes à vila de Magude a procura de serviços que dependem do recurso energético.

A energia, segundo Nyusi, deve promover investimentos voltados para o sector produtivo, que explora as potencialidades do posto administrativo.

A cerimónia de inauguração da mini-rede de Mahel contou com a presença do Ministros dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias; a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FUNAE, FP, Isália Dimene, várias individualidades do governo da província entre outros convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes